O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou autoridades europeias para que preparem planos de emergência em caso de uma desaceleração econômica mais profunda, diante do cenário de piora no balanço de riscos na região, relata a agência Bloomberg.
“Dados os elevados riscos de piora, planos de contenção deve estar prontos para implementação em caso de materialização destes riscos, considerando que diminuiu o escopo de ações efetivas na política monetária”, apontou o Fundo nesta quarta-feira (6), durante apresentação do cenário econômico regional para a Europa.
O FMI defende uma “resposta fiscal sincronizada” na zona do euro, citando também os riscos oferecidos por maior protecionismo comercial, instabilidades geopolíticas e um Brexit desordenado. Um ciclo de “expansão fiscal coordenado”, diz o Fundo, pode contribuir para reativar o crescimento econômico.
O alerta do FMI ocorre após os indicadores econômicos mais recentes apontarem que a desaceleração econômica na zona do euro está mais resiliente do que o esperado.
Fonte: G1